quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Primeiro passeio "turístico".. e algumas observações mais.

Não sei onde tinha visto que a Costa Rica tem um dos costos de vida mais baixos da América Central, mas pra mim não está parecendo nada baixo. Aliás, a maioria das coisas são mais caras que no Brasil. Mas já estou aprendendo a usar melhor meu dinheiro.

E qual foi a pessoa que disse que a bebida típica daqui é o Pisco? Ana, pode tratar de esta pessoa pagar um mico no próximo evento que tiver aí. Isso é uma bebida do Equador e não daqui. Acho que eles tem um tipo de cachaça deles daqui... mas que não tem nada a ver com o Pisco.
O que o povo bebe aqui é Rum com Coca-cola.

Neste sábado o chiquito (Roberto) me levou pra fazer meu primeiro passeio oficial.
Fomos ver uns vulcães.

Primeiro fomos no Parque do Vulcan Poas. Era 1000 metros mais de altitude do que eu já estava acostumada aqui em San jose, então começei a sentir um pouco de dor dor de cabeça e vontade de vomitar, mas depois fomos comer um doce, que diz que faz bem. E fez mesmo.

Quando estavámos voltando para o ponto que dá pra ver o cráter, vimos que as nuvens estavam mais esparsas. Daí começamos a correr. Não tinha entendido quando o Chiquito falou que tem que esperar abrir as nuvens, mas naquele momento eu entendi. Quando chegamos as nuvens já estavam fechando novamente, mas deu pra ter uma visão por no máximo 1 minuto.

Depois passamos por um lago que na verdade é um crater do que um dia foi um vulcão, mas que agora está preenchido com água da chuva, de qualquer forma não tem quase nenhuma forma de vida lá por causa da acidez que a água conserva.

Na volta decidimos ir por uma trilha diferente, que era uns 2km e no caminho começou a chover bem forte e a água estava bem gelada. O detalhe é que estava de manhã ainda e geralmente chove só de manhã. Sorte que tinha levado outra muda de roupa.


Depois disso e dum almoço, fomos em direção a um outro vulcão chamado Arenal.
Esse não dava pra chegar ao cráter, porque é uma montanha de uns 3000 metros de altura... e com certeza ia passar mais mal do que quando cheguei ao Poas (acho que não posso ir a la Paz, qtos dias mesmo Lizi vc ficou de cama lá?). Também porque é um vulcão bem mais ativo que o o primeiro. Então só vimos essa imensa montanha na nossa frente. Dava pra diferenciar a parte que tinha vegetação da que tinha tido lava.

Supostamente de noite dava pra ver o vermelho da lava "explodindo", mas como estava chovendo o dia inteiro e sempre cheio de nuvens não foi possível.

Fomos, então, pra um rio de águas de 40 graus.
Muuuuuuito bom!! Até coloquei lama na cara, porque de acordo com o Chiquito faz super bem pra pele. E faz mesmo. Mas estava lá... só eu e ele com lama na cara e nunguém mais, sim tinha outras pessoas lá.
Na verdade ao longo do rio tem hoteis que cobram pra vc ir lá e tomar o seu banho de lama. Mas como fui com um TICO que conhece tudo não precisei pagar por nada disso! :)
Antes disse, durante a semana tive a oportunidade de ver o jogo de um dos times de Costa Rica, Saprissa, jogando contra Cruz Azul do México. Vamos dizer que quem estava torcendo para o Saprissa foi um massacre. Foi 4x0. Acho que o time da CR só fez 2 chutes a gol, enquanto o Cruz Azul fez pelo menos 10. Nem me lembro de ver o Saprissa atacando.
Aqui na Costa Rica tem basicamente dois times. O Saprissa e o Alajuelense. A nação aqui é bem dividida, não tem uma preferência nacional. Aqueles que tem o Saprissa como time se orgulham da cor roxa (morada) que a camisa um dia foi..
No jogo que fui ver perguntava quem era quem pois um estava com azul escuro e outro com azul claro. E só me falavam o com a camisa "morada".. realmente não tinha nada de roxo na camiseta.

Curiosidade: A costa do caribe é quase que um outro país dentro da Costa Rica. (sim, por mais que o país já seja tão pequeno!) Segundo o chiquito, somente naquela região é vivem descendentes do escravos que foram trazidos na época da colonização. (É verdade que ainda não vi nenhum negão por aqui). Lá realmente é muita cultura. Bem, daqui duas semanas estarei indo pra lá e podereo contar mas detalhes.

Trabalho: Já não dependo tanto de direcionamento da minha chefe, o que é muito bom.
Já recebi elogios pelo meu trabalho. (Para aqueles que foram do EB2006) Lembra como eu conseguia que as pessoas vissem o trabalho que estava fazendo. Bem, estou utilizando bastante isso aqui.
Ainda estou pra fazer minha agenda das minhas visitas ao campo, mas acho que se eu não ficar meio em cima disso não sai.

Espero que no próximo report já tenha coisas pra contar sobre isso.
Ahh.. sobre as fotos.. acho que alguem colocou olho gordo na minha câmera, porque deu algum problema com ela, não sei se poderei mais tirar fotos com ela. Serei depende de câmaras de estranhos agora.

4 comentários:

Lizi disse...

Foram..... alguns dias!!! =p

Que bom q vc tá aproveitando as coisas por aí!! Espero que o trabalho dê bons frutos e que vc volte cheia de boas idéias!! =D

Fiquei feliz com a parte que toca o EB 2006!! hahaha

Bjos
Lizi

Igor Neves disse...

Liu, nao conheci nunca nenhum Pisco...

jajaja, deve ser da Colombia... o que vc diz, Lizi?

muito massa as suas fotos.

Ana Richter disse...

hahaha
A Mari Prohmann já tem tarefa para o próximo evento =P

Segundo o que consta no wikipedia "Pisco é o nome de duas variedades diferentes de aguardente de uva, produzidas no Peru e no Chile."
(pois é, não aguentei e dei uma olhada por lá...)

Bacana as fotos e os relatos! =)

Até mais
Ana

Unknown disse...

"O que o povo bebe aqui é Rum com Coca-cola"

tamben nao. O Rum com Cola é mais o menos comum mais nao é tipico. Rum com Coca-cola é chamado Cuba Libre...

acho que o mais tipico é a cachaça que nos chamamos "guaro" ou "chirrite"(quando é ilegal)

Abraços