sábado, 20 de setembro de 2008

Ahora en Costa Rica!

A viajem como um todo levou quase 24horas. Ainda bem que contei com a presenÇa da minha amiga Samantha, com a qual comparti muitos momentos quando estava na Argentina, durante minha estadia de 6 horas no aeroporto de Guarulhos!
Na minha conexÃo em Lima tive uma hora de atraso porque havia um aviÃO no meio da pista.
Cheguei e encontrei o Chiquito, Paula, minha buddy, na casa de quem estou agora, e Antonio e Andream outros membros da AIESEC.

Do caminho do aeroporto para a casa da Paula passamos por tres estados. Aqui, como o país é pequeno as coisas sÃo muito juntas e voce nem se dá conta que mudou de estado.. ou cidade..
Ainda no caminho pegamos a chuva de todos os dias.. apesar de estar sempre calorzinho, sempre tem que ter uma chuva pela tarde.

Segunda-feira, pude me recuperar bem da viajem, mas também saímos. Fomos ver um quarto que estava meio que reservado para eu alugar. Bem, acontece que quando chegamos lá o quarto já havia sido alugado. Acho que foi melhor, porque o lugar, apesar de ser relativamente perto do trabalho, tem um transito horrível para entrar e sair.

Ahh.. o transito daqui é caótico; ou seja, há muito engarrafamento.
O problema é que o transporte público nao é lá essas coisas, nÃo chega nem perto do de Curitiba, por mais que tenha seus problemas. Há linhas de onibus faltando, por exemplo, da casa da Paula para o trabalho é como 10 minutos de carro, mas nao há uma linha que onibus que faca o mesmo percursso que o carro faria. EntÃo, teria que pegar um onibus até o centro de San Jose e daí pegar outro onibus até meu trabalho, um percursso que demora como 1h30.... cansa neh!
Ainda, nÃo posso fazer o percursso a pé, porque é como uma auto-pista, e nao tem calcada nem nada.
Por enquanto estou indo de taxi, ate que coloquem uma linha de onibus aí, que me disseram que está prevista, mas sabe como é... nao sei pra quando.
Para ir de taxi sai como 1000 a 1200 colones, o que é mais ou menos 2 dólares, fora a volta, que parece que o percursso é um pouquinho maior.
Se fosse de onibus, sairia mais barato, como pagar dois onibus para a ida e dois para a volta de 185 colones cada; sairia um pouco mais de 1 dólar ao final do dia.
Na Fundacao que trabalho, tem uma francesa, que se chama Pauline, que veio por conta própria fazer um estágio e que mora perto de onde estou atualmente. Assim estamos combinado de dividir o taxi.

Mas ao que tudo indica parece que vou ficar no mesmo bairro que estou agora, pois encontrei um quarto para alugar na casa ao lado da de Paula, minha buddy, por 50.000 colones, o que nao chega a 100 dólares, que é muito bom. Ainda preciso esperar resposta... se se pode fazer por esse preco mesmo, o que seria ótimo. Gostei desse bairro e nao teria que levantar as 5 da manha para ir ao trabalho. E se tudo der certo no máximo terca-feira, já terei meu próprio lugar, com minha buddy como vizinha!

Os dois primeiros dias no trabalho foi aquela coisa mais ou menos, por nao conhecer como funciona as coisas ainda, mas basicamente esses dias serviram pra estudar a metodologia que utilizam para formar uma Empresa de Crédito Comunal (ECC) e estar a par da minha job.
O total de empregados aqui, comigo e o outro trainee que veio da Espanha sao dez, assim os dois primeiros dias já foram suficientes para me ambientar,

Vou estar trabalhando em duas empresas, mas que, por enquanto estao no mesmo escritório.

Primeiro tem a FINCA, Fundación Integral Campesina, que aplica a metodogia nas comunidades para a formacao das ECC´s. Isso consiste de 22 oficinas que trata desde a identificacao da comunidade, passando pelos regulamentos que a empresa precisa ter e treinamentos para saber levar a empresa até a inauguracao da empresa. Quem quiser saber mais entre em www.fic.or.cr
E com estas oficinas, implicar ir ao campo. Na quarta-feira já tive a oportunidade de ir ao campo. Fui a uma comunidade que se chama Cedras, que fica um poco mais adiante de Puntarenas, para ter uma localizacao, no caminho, que era pelo meio das montanhas dava pra ver toda a bacía onde está Puntarenas e suas ilhas. No mapa coloquei mais ou menos onde devia ser a comunidade.

Foram quatro horas de ida e um pouco mais de volta, pois já estava escuro. E ainda um pneu furou, sorte que foi no final da parte da estrada que era de pedras. Assim andamos um pouco mais e já tinha asfalto e podemos trocar o pneu com um apoio melhor. Saímos a uma da tarde e cheguei em casa como as 10h30 da noite, apesar do tempo de viajem, gostei muito, pois pude ver na prática um pouco de tudo aquilo que vinha estudando da metologia.

Segunda é EDESA, Empresa para el Desarrollo, onde estou trabalhando diretamente com a Fundadora de FINCA em 1984. Ahí estou responsável pela organizacao do II Foro Internacional de Empresas de Crédito Comunal a ser realizado na Guatemala em Dezembro.. entao vou pra Guatemala tb aheeee!! heh. Bem, isso é bem mais responsabilidade do qualquer conferencia que tenha organizado antes, mas estou muito feliz com esse desafio. Vou conseguir um bom conhecimento-experiencia em captacao de recursos!

Por enquanto é isso.
Desculpem os erros ortográficos.

3 comentários:

Cristiane disse...

Hey.. Muito legal ver que vc ta feliz. Tudo de bom para vc nessa nova caminhada..
Please, coloca fotos no seu blog. Imagens mostram mais que mil palavras.
Enjoy

Cris

Igor Neves disse...

Liu!!

Que chevere que estás aprovechando tu viaje y que ya hayas conocido 3 provincias en el mismo dia...

y que pasó? ya empezaste a olvidar el portugués? jejeje, solo una broma...

Toy de acuerdo con Cris, pon fotos!!

mucha suerte y de verdad te deseo una experiencia inovidable!

Liu disse...

Não estava com a câmara na mão quando fuia campo, mas a pilha já está sendo carregada. Bjs